Livros que todo adulto precisa ler

Fiquei pensando sobre os livros escritos originalmente para crianças, mas que todo adulto precisa ler. Não, não é dos clássicos dos irmãos Grimm que estou falando, até porque, as histórias dos Grimm não foram escritas originalmente para crianças e sim para adultos. As versões originais da Branca de Neve e da Cinderela se assemelham mais a uma boa história de suspense e terror de Stephen King ou Bram Stoker, do que aos contos da carochinha. Também não é das Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis. Nárnia fica bonitinha em filme, mas a moral cristã das suas páginas é meio exagerada. Numa época em que acreditava-se que a boa educação de uma criança tinha de se originar no medo, C.S. Lewis e sua fábula de céu e inferno faziam o papel daquele preceptor que leva seus jovens leitores para o bom caminho. Respeito os clássicos e recomendo que sejam lidos, mas existem autores que não subestimam a inteligência das crianças e, por tabela, brindam também os adultos com leituras deliciosas, bem humoradas e que ensinam mais que as promessas de castigo eterno. Fiz uma pequena seleção de obras que considero essenciais para leitura em todas as idades. Alguns desses livros, inclusive, renderam filmes incríveis. Escolham um dos livros, joguem uma toalha debaixo daquela árvore ou se acomodem embaixo do sombreiro e aproveitem as férias de verão! O fato da maioria dessas histórias ter meninas como protagonistas é um mero acaso, juro!

momoMomo e o Senhor do Tempo
Autor: Michel Ende
Sinopse: Momo é uma menina que vive nas ruas e sempre ajuda os moradores de uma vila pacata, onde o ritmo dos dias é tranquilo. Até que o progresso, na figura de um grupo de homens cinzentos, vestidos em ternos cinzentos e fumando charutos cinzentos, chega ao vilarejo e altera profundamente o estilo de vida dos seus moradores. O tempo, que antes era elástico, parece não ser suficiente para tudo o que os moradores da vila acreditam precisarem fazer para ganhar dinheiro e prosperar. O resultado é que todos ficam cada dia mais tristes e deprimidos, desbotados e cinzentos. Momo precisa reensinar seus amigos valores como solidariedade e compreensão. Existe uma versão de Momo em filme, de 1986, disponível em DVD.

matildaMatilda
Autor: Roald Dahl
Sinopse: Matilda já virou filme, com Denny De Vito no elenco. O livro conta a história de uma menina com poderes especiais, mas que não é notada pela família: uma mãe perua que troca a companhia da filha pelo salão de beleza e o pai, um golpista que ganha dinheiro vendendo carros em péssimo estado como se fossem novos. Matilda tem problemas de relacionamento na escola, pois os colegas a consideram esquisita. O livro é o perfeito mito do patinho feio que se transforma num belo cisne graças a interferência de uma sensível professora. Até porque, quem de nós nunca se sentiu inadequado em alguma fase da vida, até descobrir aquela pessoa que nos mostra o quanto somos especiais?

molly-moonO Incrível Livro de Hipnotismo de Molly Moon
Autor: Georgia Byng
Sinopse: Molly Moon vive num orfanato horroroso desde que se lembra. A diretora do orfanato, senhora Viboripedes, não esconde que odeia crianças e faz de tudo para transformar a vida de Molly em um inferno. Um dia, a menina encontra um livro de hipnotismo e graças aos ensinamentos desse livro, muda o próprio destino e das crianças do orfanato. Fala de auto-confiança e do quanto as nossas vidas não melhoram em nada quando, ao invés de arregaçar as mangas e ir a luta, ficamos o tempo todo nos lamentando da sorte.

luna-claraLuna Clara e Apolo Onze
Autor: Adriana Falcão
Sinopse: Luna Clara é filha do casal Doravante e Aventura. Ela vive numa casa muito estranha, com um avô, a mãe e o papagaio filósofo Pilhério, na cidade de Desatino do Norte. Do outro lado, em Desatino do Sul, vive o tímido Apolo 11, filho de Apolo 10. Os dois vão se encontrar no Meio do Mundo e viver uma linda história de amor. Adriana Falcão dispensa apresentações e sua incursão na literatura infanto-juvenil, recriando Romeu e Julieta com elementos da cultura popular brasileira e com final feliz, é uma leitura que com certeza fará as mais românticas suspirarem. A história fala de encontros e desencontros e do quanto o senso de humor pode nos tirar de enrascadas.

desventurasDesventuras em Série
Autor: Lemony Snicket
Sinopse: Este também virou filme, com Jim Carrey. São treze volumes, mas tão gostosos de ler que a gente nem percebe. Conta a história dos irmãos Baudelaire (Violet, uma inventora de 14 anos; Klaus, um leitor compulsivo de 12, e Sunny, a bebezinha) e todas as dificuldades que eles precisam enfrentar após a morte misteriosa dos pais. Fugindo do pérfido Conde Olaf e esbarrando em tipos caricatos mas que representam um pouco de todo tipo de gente que há no mundo, os Baudelaire amadurecem a cada livro, tentando descobrir o que aconteceu com seus pais e com a fortuna da família. É auto-descoberta e das boas. Ninguém que embarca com os irmãos nessa viagem continua tendo a mesma visão de mundo ao final da jornada.

coraline_blogCoraline
Autor: Neil Gaiman
Sinopse: Coraline se mudou com seus pais para uma casa antiga. Ela está entediada e, como também está entrando na adolescência, não se entende muito bem com os pais. Uma noite, ela descobre uma passagem no espelho do corredor que a leva para uma outra casa, com novos pais que parecem ser muito mais divertidos que os seus. Mas, quando decide voltar para a família de verdade, Coraline descobre que terá de enfrentar a escuridão do corredor. O livro fala sobre valorizar as pequenas coisas e enfrentar aquele medo que vem de dentro da gente e que, quando não é controlado, paralisa e nos impede de crescer.

outono-do-alamo_blogO Outono do Álamo
Autor: Kazumi Yumoto
Sinopse: Numa tarde de verão, uma menina de sete anos se muda com sua mãe para um pequeno prédio de apartamentos que tem um enorme álamo na frente. Lá, ela convive com uma senhora que por trás do ar sisudo, guarda uma incrível história. Dezoito anos depois, a menina, agora uma mulher adulta, retorna ao local da sua infância e à sombra do grande álamo. Delicado como todas as histórias japonesas, esse livro fala da solidariedade e da cumplicidade entre as mulheres, que se consolam na dor da perda, se ajudam nas dificuldades e dividem momentos felizes.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s