Cidadania, Geral, Reflexões

A boa educação

O título do post é um trocadilho com o nome do filme de Pedro Almodóvar, La mala educación, mas o filme do diretor espanhol não tem relação direta com o tema da postagem, embora também aponte falhas na educação da geração ao qual o diretor pertence.

professor1Boa educação é o que os pais sonham para seus filhos. É o que eu sonho para o meu. Outro dia estava discutindo com um amigo. Discutindo no bom sentido, trocando ideias. E ele me disse que a sabedoria é uma maldição e a ignorância uma benção. Eu respondi que, apesar da dor provocada pela sabedoria, eu preferia sangrar até morrer, mas queria saber, sempre, cada vez mais.

Lembrei da discussão com esse amigo porque estava -, numa dessas ocasiões em que chego do trabalho e tenho de corrigir o dever de casa do meu filho -, passando o maior sermão no garoto, explicando porque é importante estudar ciências sociais, porque é necessário não apenas ler um texto, mas compreender o sentido do que foi lido. E peguei pesado. Mães nervosas sempre pegam pesado. Principalmente quando o assunto é dever de casa.

Sou apaixonada por história e não consigo entender que alguém como o meu amigo em crise deseje a ignorância ao invés da sabedoria. Fico pensando em uma coisa que a minha irmã diz: o problema é que as pessoas agora estudam pensando apenas no vestibular ou no concurso público. O sensato seria não existir mais vestibular daqui há alguns anos.

blogo-terrestre1

A educação precisa ser associada à cidadania, à importância do saber para a formação do cidadão consciente, tanto na hora de votar quanto na hora de preservar o que resta do planeta. Penso no cidadão como alguém que, entendendo o seu passado, aprende com os erros das gerações anteriores e não repete as mesmas cabeçadas. Penso na geração do século XXI, ao qual meu filho pertence, e no seu excesso de tecnologia e falta de humanidade.

estudante_blogAcredito que cabe a nós mudar essa realidade, mostrando a importância do conhecimento. Mas não o meramente acadêmico e sim aquele profundo, que abriga a diversidade do mundo, suas diferenças, a tolerância e a capacidade de encontrar soluções simples e criativas para problemas que, à primeira vista, parecem sem solução, mas quando temos serenidade para olhar bem a questão, vemos que de perto ela não assusta.

Nota azul no boletim, vestibular e nível superior completo são o sonho de consumo de toda mãe. Atire a primeira pedra aquela que não deseja um filho bem-sucedido. Mas é a consciência, a capacidade de pensar criticamente e, principalmente, a estrutura emocional para aprender sem temer que o conhecimento machuque, que chamo de boa educação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s