Cotidiano, Querido Diário

Trabalhadores notívagos, uni-vos!

Da série, Migrações

Em setembro passado substitui um colega, editor de fechamento. Na ocasião, escrevi o textinho abaixo sobre o quanto é sofrível trabalhar à noite. Em janeiro deste ano passei a trabalhar à noite em tempo integral, na edição de fechamento, e estou adorando a experiência. O post migrou porque o quesito bravos guerreiros e solidariedade entre os notívagos, continua valendo…

vampiro2Afora lobos, vampiros, múmias e mulas-sem-cabeça, o universo noturno é povoado pelas mais estranhas criaturas que existem, também dadas às trocas de horário, inversões da lógica estabelecida pela natureza e substituição do dia pela noite. A diferença é que enquanto os seres míticos citados no início do post nasceram para vagar na escuridão, as demais criaturas noturnas o fazem de forma compulsória. Bombeiros, enfermeiros, policiais, médicos, atendentes de tele sexo e do sexo propriamente dito, ao vivo e sem tantas cores; e jornalistas, claro.

Enquanto a cidade dorme, ou tenta dormir, centenas de trabalhadores neste vasto país saem de casa quando deveriam estar voltando e encaram uma jornada exaustiva madrugada à dentro. Com bravura vencem todos os hormônios que atuam no cérebro avisando que a noite foi feita para o descanso e sem o menor pudor desafiam o Senhor dos Sonhos: “Vai encarar,Morpheu? Nem vem que não tem! Nesses olhinhos que um dia a terra vai comer você não joga suas areias do tempo”.

O mais engraçado de tudo isso é que as criaturas transformadas em notívagas pela força das circunstâncias (financeiras, obviamente) se solidarizam umas com as outras e é uma tal troca de lanchinhos da meia-noite, piadas e palavras de incentivo. – “Tou um caco, meu cérebro não processa mais”. – “Força irmão,você consegue, faltam duas horas para acabar o plantão!”.

A experiência de habitar entre os seres da escuridão é interessante, mas eu voto pela minha cama, de preferência naquele horário antes da carruagem virar abóbora.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s