Bala no Alvo

Merecemos mais respeito dos profissionais de saúde

Os jalecos brancos que alguns médicos tanto gostam de exibir pelas ruas da cidade não os protegem apenas da poeira – que aliás levam para dentro dos hospitais, clínicas e corpos dos doentes -, servem também para preservá-los das necessidades reais de seus pacientes.

Infelizmente, alguns médicos tendem a acreditar que apenas eles têm compromissos que devem honrar e horários a cumprir, que aliás, bem poucos cumprem de fato. Cada vez mais raros são os que de fato respeitam os pacientes e lembram deles como pessoas e não como um número de registro no prontuário ou no cartão do convênio de saúde. Para esses, que exercem a medicina com dedicação, meus respeitos e não sintam-se ofendidos com o post. Minha bronca não é com vocês.

Elenco da série americana ER - Plantão Médico. Personagens se comportam como heróis
Elenco da série americana ER – Plantão Médico. Personagens se comportam como heróis

A bronca é com aqueles profissionais que selecionam os pacientes de acordo com o status que eles ocupam na cadeia da saúde. Aqueles atendidos pelo SUS recebem cinco minutos de consulta mal-humorada. Os pacientes de convênios particulares estão acima daqueles do sistema público, mas também são divididos por castas. Quem tem o convênio mais caro, recebe mais atenção.

O ator americano Hugh Laurie vive o mal-humorado médico House, na série homônima
O ator americano Hugh Laurie vive o mal-humorado médico House, na série homônima

Para ser justa, devo acrescentar que essa estratificação social dos pacientes através da conta bancária não é prerrogativa apenas dos médicos, que estão no topo do atendimento hospitalar. Enfermeiras, que vêm logo abaixo, também costumam se comportar da mesma forma. Responsáveis, em boa parte dos casos, pela agenda dos médicos, principalmente no que diz respeito à marcação de cirurgias, as enfermeiras, nem todas, não podemos generalizar, carecem de aulas sobre direitos humanos, respeito, como tratar pacientes idosos e precisam ainda ser lembradas de que os pacientes, tanto quanto os médicos, têm uma vida para além dos muros do hospital.

Pacientes e acompanhantes trabalham, por isso, quando uma consulta está marcada para começar às 8h, precisa começar às 8h porque provavelmente, às 9h, o paciente ou seu acompanhante precisam ir trabalhar. Cirurgias marcadas precisam ser cumpridas, porque desmarcar uma cirurgia às vésperas de ocorrer é irresponsável, desrespeitoso, para não dizer desumano.

Médicos são seres humanos e não deuses, têm filhos para levar à escola, têm gripe, pneu furado, imprevistos como qualquer pessoa. Deviam lembrar que seus pacientes têm vidas privadas parecidas com as suas.

Hipócrates
Hipócrates

Minhas perguntas são: Por que o paciente pode esperar duas horas pelo médico e o profissional, por sua vez, não quer atender quem se atrasa 20 minutos para uma consulta porque ficou preso no trânsito? Por que o médico pode desmarcar uma cirurgia por questões burocráticas de convênio médico e bagunçar a agenda do paciente que se organizou para ser submetido ao procedimento? E, por último, por que os médicos esquecem que são pessoas cuidando de pessoas? Ainda não encontrei médicos capazes de responder questões tão simples de direitos humanos. Se houver algum lendo o post, entre no debate, por favor!

Talvez, certos profissionais julguem que não precisam se preocupar em dar explicações. Afinal, boa parte dos cidadãos / pacientes veem nos médicos, os avatares de personagens saídos de séries como ER – Plantão Médico. No entanto, mau-humor, arrogância e deselegância em um profissional de saúde só ficam bem no doutor Gregory House. Médicos de carne e osso, e não de película, tem de ser o oposto do bad boy da ficção.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s