Haroun e o Mar de Histórias

haroun_blogHaroun e o Mar de Histórias é um pequeno líbelo de Salman Rushdie (O chão que ela pisa, os versos satânicos, o último suspiro do mouro) ao mar de ideias que nos alimenta a alma e sobre o qual todos nós navegamos. Uns mais, outros menos.

Trata-se de um conto de fadas que pode ser lido por adultos e crianças. E quem diz que contos de fadas não fazem pensar, ou nunca leu um conto de fadas ou anda lendo os livros errados.

Haroun fala de fé, mas não no sentido religioso da palavra. O que anima as páginas do livro é a fé na criatividade, na capacidade do ser humano em rir das adversidades e encontrar consolo numa boa história nos momentos mais amargos. O que seria da humanidade sem os seus contadores de histórias?

Uma pequena pílula para quem ainda não leu, uma frase extraída da página 39, capítulo dois – O Expresso Postal: “a qualquer momento vou sumir, feito uma palavra que alguém apaga numa lousa. Uma passada de apagador e lá vou eu, desapareço para todo o sempre”.

Se não existe beleza e reflexão em algo assim tão singelo e profundo, então sou eu quem anda lendo os livros errados. Abaixo, um trecho da sinopse:

Rashid é um contador de histórias profissional, o festejado “Mar de idéias”. Um dia ele perde o dom da palavra – seu ganha-pão e alegria de viver. Mas seu filho, Haroun, descobre que todas as histórias vem do Grande Mar de Histórias e empreende a fantástica aventura da busca das palavras, enfretando as forças tenebrosas da escuridão e do silêncio…

3 pensamentos sobre “Haroun e o Mar de Histórias

  1. Pingback: Resenha: Luka e o fogo da vida | Mar de Histórias

  2. sensacional , ja li ate cervantes , dante etc . o autor consegue cativar o leitor ate o final do livro . emprestei e nao me devolveram . comprei outro e ja estou lendo pela terceira vez . boa viagem com Salman
    Jorge Luis

    • Oi Jorge,
      Sou suspeita para falar do Salman Rushdie. Escolhi o nome do blog por causa deste livro e da minha proposta de contar ou comentar histórias já contadas. Já li quase tudo que esse autor publicou. Abraços!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s