Cotidiano, Crônicas, Datas

Natalices em três tempos

Crônica de Natal – I

Vespeiro
de um lado a outro
gente correndo
comprando, vendendo…

Pesquisa da Febraban divulgada nesta terça: seis entre dez consumidores vão usar o 13º para quitar dívidas. 50% desse total pretende pagar os juros do cartão de crédito e do cheque especial. Incrível, as pessoas não se chamam mais de pessoas, somos todos consumidores. E haja consumição para tirar o nome do SPC, gastar acima do limite do abono de fim de ano e voltar para a lista dos sem-crédito. É tudo muito rápido, nem dá para sentir, daqui a pouco chega o Natal de 2009.

…………………………………………………

Crônica de Natal – II

Árvore de quase três metros. Simulacro de pinheiro plantado no concreto da praça. Território neutro para a guerra arquitetônica travada entre o shopping (templo do consumo) e a catedral da fé do bispo Macedo. Engenheiros das duas companhias, a mundana e a religiosa, duelam com seus esquadros, projetando o prédio maior, mais imponente…e mais feio!

Luzes coloridas, lâmpadas patrocinadas pela companhia de energia elétrica – confira seu recibo de luz com atenção nos próximos meses – decoram a árvore de plástico na cidade cujos termômetros sobem velozmente rumo ao verão da pouca roupa e menos juízo. O pinheiro canta. Música natalina? Sacra? Evangélica? Axé? Pagodão? Não, nem de longe, o som que ecoa pelas verdes folhas artificiais é techno, futurística, robótica e lisérgica, tal qual o natal embalado para presente.

…………………………………………………

Crônica de Natal – III

Papai Noel visitou a redação onde eu trabalho. O frio do ar condicionado com certeza lembrava a Lapônia. Papai Noel trouxe balas de açúcar, desfilou sua rubra presença em meio a repórteres e editores calejados com o vermelho da vida, o tinto que escorre de têmporas estouradas. Me animei, pensei na frase de uma música bem piegas “então é natal…”

Mentira, era só a ação de marketing de uma companhia telefônica, distribuindo jabá.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s