E a primeira década do século XXI já acabou?

Meninos e meninas, eu só ia dar o ar das minhas letras virtuais por aqui na segunda-feira, até porque, estou de plantão no feriadão do Reveillon. Não bebi espumante, não estourei fogos. Aliás, fui dormir antes do ano virar, porque meu plantão começou às 8h da madrugada (num feriado é madrugada) e já começou na base da briga com um repórter. Editor, definitivamente, come o pão que a equipe de reportagem amassou e cozinhou no fogo do inferno, sem fermento e meio queimado. A briga não foi grave, está mais um choque de gerações. A agonia do repórter em querer dar logo a notícia, porque fulano já deu, e a prudência do editor (a minha ao menos) em exigir uma checagem de, no mínimo, duas fontes confiáveis antes de botar a notícia no ar. Paranóia? Não minha gente, é que os órgãos oficiais também erram. Na dúvida, melhor levar o furo do que levar processo nas costas. Mas não é das quizilas de redação que quero falar, é sobre o ano novo, aliás, sobre o ano velho.

A mídia, que infelizmente anda cada dia mais desatenta e irresponsável, eu faço parte do grupo, mas sou crítica com relação ao desempenho da imprensa, vendeu 2009 a torto e a direito como sendo o fim da primeira década do século XXI. Como assim Bial? Perguntaria aquela loira de uma das edições do BBB. Até onde eu sei, na minha matemática de segundo grau (já que no curso de jornalismo não temos aula de ciências exatas), o século XXI começou em 2001 e não no ano 2000, como erradamente também foi apregoado na época. O calendário gregoriano, que é o que a gente adota, está aí para provar aos descrentes. Em 2001 começou o novo século e o novo milênio da era cristã. Pois bem, sendo fiel à contagem do tempo inventada pelo Papa Gregório, se o século e o milênio começaram em 2001, significa que a década também.

Fui pesquisar, para não correr o risco de tomar o tempo de vocês com asneiras logo no primeiro dia do ano e bingo, tá lá na enciclopédia universal de Haddok Lobo e também na Wikipedia: “um século começa sempre em um ano 01 e termina em um ano 00. Isso significa que o século XX começou em 1901 e terminou em 2000 e o século XXI começou em 2001 e terminará em 2100 e assim suscessivamente”.

A polêmica da década é explicada, de acordo com as fontes históricas que eu consultei (se é que eu li tudo direitinho), pelo seguinte motivo: a primeira década dos anos 2000, se não levarmos em conta de que século falamos, de fato, começou em 01 de janeiro de 2000 e terminou em 31 de dezembro de 2009. Mas, se quizermos ser fiéis ao nosso calendário e bem cri-cris com os jornais e portais que dizem que esta foi a primeira década do século XXI, não foi, por razões óbvias. Se o século XXI começou em 01 de janeiro de 2001, a sua primeira década só vai terminar em 31 de dezembro de 2010.

Parece muito esforço intelectual por um motivo fútil ou pior, “ranzinzice” de velha? Talvez seja um pouco de cada. Ou então, é o desejo de que em 2010 haja um cuidado maior com que se divulga por aí. Afinal, tem criança lendo!

About these ads

Sobre Andreia Santana

Nasci em Salvador-BA, tenho 40 anos, sou jornalista e master em jornalismo on line, traça de biblioteca, cinéfila, pesquisadora de literatura e redes sociais, aspirante a encantadora de palavras, vaidosa, comilona, solteira e mãe de um adolescente fascinante.
Esta entrada foi publicada em Bala no Alvo, Datas, Jornalismo com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

4 respostas a E a primeira década do século XXI já acabou?

  1. amanda diz:

    gostei muito daqui porque encontrei a resposta que eu queria para a minha tarefa obrigada!:D

  2. Marcondes diz:

    Seria interessante cair na FUVEST, no ITA e noutros vestibas que muita, mas muita gente boa iria dançar. Muito bem Andréia !
    Ainda bem que somente as mídias pisam na bola com informações equivocadas.
    A primeira década do século I , inicia-se em 1 de janeiro do ano 1 e finda em 31 de dezembro do ano 10 = 10 anos .
    Ah, e não existe ano ZERO.

  3. Olá Andreia.

    Cheguei aqui após (não me pergunte como) navegar e perceber que estava no blog “Conversa de Menina”.

    Quando encontro arranjos interessantes de palavras, inevitavelmente meu instinto Sherlock Holmes fala mais alto. Quando me dou conta estou realizando a curiosa arte da observação. Passei rapidamente pelo “Mulher sem Retoque”, por este blog e pelo seu perfil no site da Rexona.

    A primeira impressão é de que você escreve muito bem. Seu texto é muito agradável. Você está de parabéns. Foi um prazer ler as suas palavras.

    Um abraço e bom início de semana.

    Alê Barreto

    P.S. : realmente vinho tinto seco é muito bom. Principalmente quando é chileno.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s